Webinar promovido em parceria com ligas acadêmicas apresenta programas e experiências de Telessaúde na Atenção Primária

A ABTms reuniu em torno do tema “Telessaúde na atenção primária” três especialistas de diferentes serviços e regiões, em seu segundo encontrorealizado com o apoio das ligas acadêmicas filiadas e dirigido a estudantes.

O Dr. Marcello Dala Bernardina Dalla, médico de Família e Comunidade, da Unidade de e-saude do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (HUCAM/UFES), abordou a atenção primária à saúde baseado em sua experiência com a Telessaúde Brasil Redes, um dos projetos integrantes da estratégia de saúde digital do Brasil, implementada pelo Estado, que chega a impactar 1 milhão de usuários por meio de seu canal de Youtube.

Dr. Konrad Gutterres Soares, médico de Família e Comunidade, com mestrado em Saúde Coletiva e professor na Faculdade de Medicina da Unisinos, apresentou seu estudo e vivência relacionado ao cuidado com o idoso dependente e seu cuidador, à luz da projeção de aumento da população brasileira acima de 60 ano.

Com o tema “Dezoito anos em dois dias: os próximos passos para a consulta remota”, Dr. Carlos André Aita Schmitz, Professor Adjunto no Depto. de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da UFRGS e Coordenador de Tecnologia da Informação (TI) do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul, apresentou o histórico do núcleo de Telssaúde da URGS, desde 2007 à atuação na pandemia, e como a consultoria a profissionais de atenção primária conseguiu reduzir o encaminhamento a cerca de 64% dos atendimentos remotos. Apresentou também o percurso da apropriação da tecnologia pela saúde na linha do tempo.

O evento online teve moderação do Dr. Gustavo P. Fraga (Unicamp) e do Prof. Luiz Ary Messina, presidente da ABtms. A organização das ligas com o apoio da ABTms é uma das ações da entidade para impulsionar atividades da extensão universitária e fortalecer a troca de experiências que contribuam para a formação profissional desde a graduação e o desenvolvimento de novas lideranças. 

Para o cadastramento da sua liga no Comitê de Ligas ABTms é necessário três acadêmicos e um orientador associados individualmente à ABTms. 

Saiba mais sobre a ABTms, participe, fique atento ao calendário, associe-se e cadastre sua liga pelo site (link na BIO). 

O webinar na íntegra está disponível na Área do Associado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *