The Medical Futurist aponta dicas contra a fadiga do zoom na telemedicina

Após mais de um ano de pandemia, todos estão com a bateria no limite e a interação excessiva pelo chat de vídeo já demonstra efeitos colaterais graves, é a chamada “fadiga do zoom”. Um artigo na revista The Medical Futurist traz luz sobre o assunto, com depoimentos de médicos, e dá cinco dicas para evitar o esgotamento.

“A fadiga é muito mais que cansaço, que pode ser atenuado com repouso e sono, e pode levar a doenças crônicas, esgotamento e problemas de saúde física e mental. “Se essa é uma condição que atinge a todos, imagine se além de olhar para uma tela o dia todo, lidando com planilhas, e-mails e reuniões, você precisa curar outro ser humano? Pode parecer igual, mas se você não pode ceder porque a pessoa do outro lado da tela conta com você como médico?”

Leia a matéria completa na https://medicalfuturist.com/zoom-fatigue e confira aqui as cinco dicas:

1) Gerencie seu tempo e fluxo de trabalho de forma consciente, certifique-se de se alimentar, fazer alongamento ou até mesmo uma curta caminhada entre as sessões. Além disso, esteja ciente do tempo gasto na reunião e finalize-a quando esse tempo acabar.

2) Crie um espaço de trabalho ergonômico, confortável e certifique-se de sentar ou ficar em pé em uma posição bem equilibrada. Recorra ao suporte para laptop ou uma mesa alta par alternar posições e. se puder, experimente uma bola de fitness.

3) Faça pausas entre as sessões, levante-se, tire os olhos da tela, beba um copo d’água, ande e se alongue.

4) Desligue-se: olhar para si mesmo é muito perturbador, ajude a si mesmo escondendo sua tela de seus olhos, minimize a janela de zoom ou use o botão “ocultar a visão própria”, quando disponível.

5) Pratique o autocuidado. Dar suporte a outros o dia todo é tão cansativo quanto o tempo de exposição. Certifique-se de ter alguém a quem abrir o seu coração.

E você, como tem feito para lidar melhor com a necessidade de passar muito mais tempo do que gostaria entre telas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *