Telessaúde na Psicologia é tema da abertura do Ciclo Webinars ABTms 2021, dia 30 de março

A ABTms abre sua programação anual com o painel “Impacto da Telessaúde na Psicologia no contexto da pandemia”, dia 30 de março (terça-feira), às 18h, integrando o Ciclo Webinars ABTms 2021. A participação no evento é gratuita e o acesso à gravação do painel é conteúdo exclusivo para associados, oferecido na área reservada da plataforma online www.abtms.org.br. O link de acesso à transmissão do painel é https://mconf.rnp.br/webconf/abtms.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão ao redor do mundo. Outros 260 milhões, com ansiedade. Só no Brasil são 12 milhões de depressivos. Com a pandemia e a interrupção do atendimento nos consultórios, o crescimento da terapia online e startups de saúde mental dispararam e o assunto provoca enorme debate no setor.

Confira os participantes do painel:

Rodrigo Acioli Moura

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (2006), especialização em Neuropsicoterapia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro(2009) e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação (CPAF-RJ). Tem experiencia na área de psicologia clínica. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte – ABRAPESP (Gestão 2015-2017). Atualmente atua como Psicólogo Clínico e Conselheiro-Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP-RJ (XV Plenário) e Conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP)

Karen Santo Athié

Psicóloga com Phd em Sistemas de Atenção Primária à Saúde, é responsável pelo Planejamento e Apoio à Rede de Atendimento Psicossocial e Populações Vulneráveis do Estado do Rio, Brasil. O trabalho envolve a formulação de políticas para pessoas com problemas de saúde mental, população carcerária, afro-brasileiros, imigrantes, ameríndios, diversidade de gênero e sexual. Além disso, atua na criação de métodos inovadores para envolver e capacitar usuários e profissionais de serviços para participarem de processos de desenvolvimento de políticas e legislação.

Milene Rosenthal Psicóloga com especialização em terapia cognitiva, pós-graduada em gestão de recursos humanos, com duas certificações como Cybercounsellor pela Universidade de Toronto. Fundou, em 2010, uma das primeiras plataformas de atendimento psicológico online no Brasil, tornando-se uma das pioneiras nesse segmento. Em 2014 ganhou o prêmio Mulheres de Negócio do SEBRAE em primeiro lugar. Participou das reuniões para a revisão da Resolução 12/2005 e 11/2012 no CRP SP, que tratam do atendimento psicológico à distância. Atualmente é cofundadora e responsável técnica da Telavita.com.br e coordenadora/instrutora da certificação Cybercounsellor (Português) no núcleo de terapia online da Universidade de Toronto.

Edinaldo dos Santos Rodrigues

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2013). Especialização em Álcool e Outras Drogas Psicoativas pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EER/USP (2015), Especialização em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2016). Psicólogo – Referência Técnica de Saúde Mental, Pessoa com Deficiência, Saúde na Escola e Medicina Tradicional – Distrito Sanitário Especial Indígena Pernambuco (2013/2020). Pesquisas em saúde pública, saúde indígena, saúde mental, álcool e outras drogas e educação especial. Estratégias de trabalho gestão em saúde, apoio matricial, formação continuada e atenção psicossocial. Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas do CRP/SP (2010/2012), Grupo de Trabalho Atenção Psicossocial ao Povos indígenas, Coordenação nacional de Saúde Mental Álcool e outras Drogas (2013/2014).

Em 2020, a ABTms realizou 13 painéis, com a participação de renomados especialistas, a maioria com participação dos respectivos Conselhos Federais nas áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, urgência e emergência, fonoaudiologia, odontologia, farmácia, ligas acadêmicas e sessões internacionais com a América Latina, saúde indígena com o México, especialistas da Rússia e China.

Ciclo Webinars ABTms 2021: Impacto da Telessaúde na Psicologia no contexto da pandemia

30 de março – terça-feira às 18h

Link de acesso: https://mconf.rnp.br/webconf/abtms

Participantes:

Rodrigo Acioli Moura

Conselheiro Conselho Federal de Psicologia (CFP)

Karen Santo Athié

Superint. Atenção Psicossocial Secretaria Estadual Saúde/RJ

Milene Rosenthal

Cofundadora e responsável técnica Telavita.com.br

Edinaldo dos Santos Rodrigues

Ref. Téc. Saúde Mental Distrito Sanitário Espacial Indígena/PE

Articulação Brasileira das(os) Indígenas Psicólogos (ABIPSI)

Orientações:
– Participação por meio de computador com acesso à banda larga, acessando o endereço informado, utilizando o navegador (recomendado: Google Chrome)
– Na janela “Não tenho uma conta” digite seu nome e município/estado e clique em “entrar”. Aguarde um instante e seja benvindo à sala virtual!
– Recomendamos a todos os participantes que mantenham os microfones da videoconferência no MUDO enquanto não estiverem falando, medida necessária para evitar ruídos e perda de qualidade de áudio durante a conferência.
– Antes de conectar verifique os requisitos de uso: https://ajuda.rnp.br/conferenciaweb/requisitos-de-uso
– Para problemas de conexão ou suporte, consulte o Service Desk RNP 24h: 0800 722 0216 (Telefone/Whatsapp) ou sd@rnp.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *