Telessaúde e vacinação: o que precisamos saber

“Divulgar informação de qualidade”. Segundo a Dra. Miriam Tendler, pesquisadora da Fiocruz, Mestre e Doutora em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, essa é uma das formas da telessaúde contribuir no combate à pandemia e epidemias em geral.  A ABTms conversou com a pesquisadora sobre essa e outras questões importantes sobre a vacinação no Brasil. Acompanhe as orientações da pesquisadora em cinco perguntas:

ABTms: Hoje, quais são os maiores desafios na luta contra a pandemia do coronavírus e suas possíveis variações?

Miriam Tendler: Promover vacinação em larga escala com as vacinas disponíveis no Brasil.

ABTms: Qual a importância da vacinação para todos?

Miriam Tendler: As vacinas são ferramentas da Medicina Coletiva e como tal são desenhadas e dirigidas às populações. Sua ação é na diminuição da transmissão das doenças contagiosas até promover o seu controle, através da interrupção de transmissão.

ABTms: Nos últimos anos, tanto no Brasil como países do exterior, houve um crescimento da resistência à vacinação contra várias doenças, que culminou com o movimento contra as primeiras vacinas surgidas contra a Covid-19. Quais foram as enfermidades e segmentos da população mais afetados por esse questionamento?

Miriam Tendler: Os segmentos mais suscetíveis às falsas informações são aqueles com baixo nível de educação e cidadania, independentemente do nível socioeconômico.

ABTms: Como a resistência à vacinação contra essas doenças e à Covid-19 impactou e pode impactar a saúde pública, levando em conta o cenário pandêmico, de sobrecarga do atendimento presencial e do aumento do atendimento remoto via teleconsulta?

Miriam Tendler: Impacta atrapalhando a cobertura vacinal e resultados da vacinação. Favorece os segmentos que lucram com as doenças. Importante assinalar que os medicamentos têm como alvo as doenças, enquanto as vacinas têm como substrato e objeto a saúde e sua manutenção.

ABTms: Com a perspectiva de lentidão para a vacinação de toda a população brasileira contra a Covid-19, quais demais vacinas precisam estar no radar das campanhas de vacinação?

Miriam Tendler: Todas as vacinas dos calendários etários de vacinas e a vacinação contra gripe, que é sazonal e começa agora a sua estação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *