Debate sobre a Telemedicina no SUS reúne ligas acadêmicas e renomados profissionais da área

A Telemedicina no SUS foi o tema do primeiro webinar de uma nova série promovida pela Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), com a colaboração de ligas acadêmicas, especialmente dirigida para estudantes.

O encontro, acompanhado por cerca de 70 pessoas, teve moderação do Prof. Dr. Gustavo P. Fraga (Unicamp/ABTms) e Prof. Luiz Ary Messina (presidente ABTms) e apresentações de Dr. Erno Harzheim (UFRGS), Dra. Simone Farah (UNIFASE/ CREMERJ) e Dra. Adriana Mallet (SAS Brasil). Participaram também o Prof. Dr. Humberto Oliveira Serra, Professor adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão e ex Presidente da ABTms (Biênio 2018-2019) e a Profa. Dra. Alexandra Monteiro, Professora Titular da UERJ e Diretora Científica da ABTms.

Erno Harzheim iniciou as apresentações abordando os objetivos e aspectos éticos da Telemedicina, desmitificando conceitos associados aos nomes Telemedidina ou Telessaúde face ao objetivo comum que as une: Saúde e, acima de tudo, o indivíduo. Simone Farah apresentou práticas de anamnese e exame físico na consulta remota em um país como o nosso de dimensões continentais, em que quase 80% da população depende do SUS. Adriana Mallet (SAS Brasil) focou na experiência com ferramentas digitais para otimizar o teleatendimento, desde o prontuário eletrônico ao  sistema de resposta a emergências.

Fizeram parte da organização e divulgação do webinar cinco das ligas já associadas à ABTms: Liga de Telessaúde da Unicamp, Liga Acadêmica de Telemedicina da FMABC (LATEL FMABC), Liga de Inovação e Telemedicina da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (LITel – FCM/UERJ), Liga de Telemedicina da PUCRS (LITEL – PUCRS) e Liga de Saúde Digital da Universidade Federal do Ceará (DIGILIGA).

A organização das ligas com o apoio da ABTms é uma das ações da entidade para impulsionar atividades da extensão universitária e fortalecer a troca de experiências que contribuam para a formação profissional desde a graduação e o desenvolvimento de novas lideranças. Para cadastrar sua liga no Comitê de Ligas ABTms é necessário três acadêmicos e um orientador associados individualmente à ABTms.

A gravação do evento, que teve acesso gratuito, é conteúdo exclusivo para associados ABTms.

Saiba mais sobre a ABTms, fique atento ao calendário, associe-se e cadastre sua liga pelo site (link na BIO). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *