Conheça o Jovem Doutor, programa de multiplicação do conhecimento em saúde com mentoria do Prof. Dr. Chao Lung Wen, fundador e ex-presidente da ABTms

O Jovem Doutor teve início em fevereiro de 2007, na cidade de Tatuí, interior de São Paulo, e estendeu-se para Santos e Bauru, além de experiências na Vila Dalva, zona oeste de São Paulo, Camboriú (SC) e Parintins (AM). O Programa Santos Jovem Doutor foi criado em 2015 por uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação de Santos, com a mentoria do Prof. Dr. Chao Lung Wen (FMUSP), e tornou-se política pública permanente em janeiro deste ano.

O Jovem Doutor foi criado para apresentar um novo caminho para a saúde e educação. As atividades envolvem professores e estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. É uma oportunidade de exercício de cidadania e de iniciação científica, com aplicação prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula, sob a orientação dos professores. “O programa reúne aspectos de inclusão digital com a universalização da telecomunicação e educação à distância em prol da saúde”, explica Dr. Chao.

O programa conta com a participação de professores e alunos do ensino médio indicados pelas escolas para desenvolver atividades nas escolas e na comunidade, com treinamento de alunos do ensino superior, que são tutores dos alunos do ensino médio. Os Jovens Doutores do ensino superior, por sua vez, estão sob a supervisão dos professores das faculdades e universidades por meio de uma rede de teleducação.

As ações de prevenção e promoção da saúde são relacionadas a temas como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, higiene bucal, bullying etc. Em Santos, destacam-se ações sustentáveis, como a preservação de ecossistemas, assim como a divulgação de conhecimento científico e médico de qualidade nas comunidades da cidade. 

Os materiais educacionais contam com novas tecnologias, computação gráfica, materiais audiovisuais, impressora 3D e outros recursos. O Programa Santos Jovem Doutor permite acesso ao Homem Virtual, plataforma na qual os alunos exploram estruturas tridimensionais do corpo humano, utilização de um pequeno estúdio audiovisual, impressões 3D e kit robótico, doado pelo Prof. Chao.

“Eles estão aprendendo a repartir o conhecimento devolvendo à sociedade o que aprenderam na escola”, afirma o Dr. Chao Lung Wen. Para saber mais, acesse https://jovemdoutor.org.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *