Bioética em construção

A Telemedicina desumaniza? Qual uso queremos para a tecnologia, autoritário ou capaz de dignificar? Existe possibilidade de ética no algoritmo? Como trabalhar junto, em equipes multidisciplinares, se não aprendemos juntos? Essas e outras perguntas permearam o webinar Bioética e Ética Digital, do Ciclo ABTms Ligas Acadêmicas, dia 24 de junho.

O encontro reuniu importantes participações e temas que atravessam tanto a prática médica, como a pesquisa e o debate filosófico sobre nosso tempo, principalmente após a aceleração e atualização de cenários que vivemos com a pandemia. O webinar na íntegra está disponível em nossa área reservada aos associados.

Entre os principais assuntos tratados estão requisitos, vantagens e pontos de atenção da Teleepropedêutica, apresentados pelo Prof. Chao Lung Wen (USP), os princípios, fundamentos e garantias necessárias à Bioética, com o Prof. José Roberto Goldim (UFRGS), e os desafios que a aceleração tecnológica trouxe para a pesquisa, com o Prof. Roberto Wagner B. Araújo (UFC).

O debate levantou ainda questões como a ética do algoritmo, a regulamentação da teleconsulta, que limita sua prática a partir do segundo atendimento, e novos perfis de profissionais, chamados médicos virtualistas ou médicos 5.0.

Entre os presentes, estiveram os diretores da ABTms Prof. Dr. Luiz Ary Messina (presidente), Dr. Jefferson G. Fernandes (vice-presidente), Dr. Gustavo P. Fraga (diretor financeiro) e Dra. Alexandra Monteiro (diretora científica).

A organização do webinar teve a participação das ligas acadêmicas associadas Liga de Telessaúde da Unicamp, Liga Acadêmica de Telemedicina da FMABC (LATEL FMABC), Liga de Inovação e Telemedicina da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (LITel – FCM/UERJ), Liga de Telemedicina da PUCRS (LITEL – PUCRS) e Liga de Saúde Digital da Universidade Federal do Ceará (DIGILIGA).

Conheça os participantes:

Prof. Chao Lung Wen – médico, Doutorado em Informática Médica e Livre Docência em Telemedicina pela Faculdade de Medicina da USP. Professor Associado e Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Líder do Grupo de Pesquisa USP de Telemedicina, Tecnologias Educacionais Interativas e eHealth no CNPq/MCTI (desde 2012) e Orientador de Doutorado pelo Programa de Patologia da FMUSP.

Prof. José Roberto Goldim – graduado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1975. Mestrado no PPG em Educação da UFRGS no ano de 1989 e Doutorado no PPG em Medicina: Clínica Médica da UFRGS, com tese sobre Adequação do processo de consentimento informado. Biólogo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) desde 1981, atualmente é chefe do Serviço de Bioética do Hospital. É Professor Colaborador da Faculdade de Medicina da UFRGS desde 1982. Professor Adjunto da Escola de Medicina da PUCRS.

Prof. Roberto Wagner B. Araújo – possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982), Residencia Médica em Anatomia Patológica (1984) Especialista em Criminologia e Direito Penitenciário pela Universidade Federal do Ceará (1985) .Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (1996); cumpriu Fellowship no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto em Anatomia Patológica ( 1996-1997) e cursou doutorado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2002) em Anatomia Patológica e Patologia Forense. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *