ABTms promoveu a Sessão 50 do SIG COVID19 BR com troca de experiências em telemedicina entre Brasil e Argentina


No dia 31/8, o SIG COVID19 BR, criado de maneira emergencial pela RUTE para aprofundar o debate sobre a pandemia no fim de março, chegou à marca especial de 50 sessões, com mais uma troca de experiências internacional, em parceria com a Associação Brasileira de Telessaúde e Telemedicina (ABTms). A coordenadora Nacional de Telessaúde do Ministério da Saúde da Argentina, Dra. Maria Celeste Savignano e a diretora do Departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde do Brasil, Dra. Adriana da Silva e Sousa apresentaram ações que os países têm feito para o desenvolvimento da telemedicina, que se tornou essencial durante o enfrentamento da Covid-19.

A moderação do encontro virtual foi realizada pelo coordenador nacional da RUTE e presidente da ABTms, Luiz Ary Messina e pelo presidente da Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telessaúde, o espanhol Dr. Carlés Fabregas.

A Dra. Maria Celeste Savignano iniciou o encontro apresentando os dados de saúde da Argentina e o plano federal de Telessaúde, que passa pela articulação das Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS), o incentivo à formação específica do recurso humano competente na área, o estabelecimento de um plano de monitoramento e evolução contínua, entre outras diretrizes.  Ela expôs, também, a curva de crescimento das teleconsultas durante a pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *