A Saúde Mental no foco da Telemedicina

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” A citação de Carl Jung ocorreu durante o painel “Impacto da Telessaúde na Psicologia no contexto da pandemia”, que abriu o Ciclo Webinars ABTms 2021. Participaram do painel Rodrigo Acioli Moura (Conselheiro Conselho Federal de Psicologia – CFP), Karen Santo Athié (Superintendente de Atenção Psicossocial Secretaria Estadual Saúde/RJ), Milene Rosenthal (Cofundadora e responsável técnica Telavita.com.br) e Edinaldo dos Santos Rodrigues (Referência Técnica de Saúde Mental do Distrito Sanitário Espacial Indígena/PE e Articulação Brasileira das(os) Indígenas Psicólogos – ABIPSI).

Entre os temas apresentados por Rodrigo Acioli Moura estão o crescimento exponencial do cadastro profissional para atendimento online promovido pela pandemia, as conclusões de profissionais e pacientes a partir dessa experiência, o debate sobre a internacionalização ou não do atendimento e as dificuldades do atendimento online às vítimas de agressão familiar. Com base em sua experiência na Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Karen Santo Athié apresentou um recorte do teleatendimento, comentando ações e lições do projeto piloto, executado entre abril e julho de 2020, assim como uma análise da experiência.

Milene Rosenthal enfocou a experiência da iniciativa privada, healthtechs e startups, trazendo dados de mercado e da plataforma Televita, criada por ela, sob uma perspectiva humanizada de atendimento. É dela a citação de Jung que estabelece a prerrogativa da humanização para o cuidado em Saúde Mental. Edinaldo dos Santos Rodrigues traz sua experiência na Saúde Mental Indígena para apresentar as especificidades da atenção básica nas aldeias e o impacto da pandemia nessa população, levando em conta sua autonomia.

Após a apresentação, os especialistas da área debateram com a diretoria da ABTms iniciativas e práticas da área de telemedicina e perspectivas de novos cenários para o setor. A gravação do evento, que teve acesso gratuito, é conteúdo exclusivo para associados ABTms, oferecido na área reservada da plataforma online www.abtms.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *