NOTA DE POSICIONAMENTO

Considerando a trajetória de 20 anos da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) na interface com a Academia, as Associações de Classe, o Governo Federal, o Governo Estadual, o Mercado e o Terceiro Setor em suas iniciativas e ações visando contribuir para a universalização do acesso à saúde pela Telessaúde;

Considerando a situação de Emergência em Saúde Pública nacional e internacional em razão da pandemia pelo Corona vírus Covid-19; 

Considerando a Portaria nº. 467, de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde; 

Considerando a Lei de Telemedicina nº 13.989, de 15 de abril de 2020 atualizada em 20/8/2020, que dispõe sobre o uso da Telemedicina durante a crise causada pelo Coronavírus Covid-19;  

Considerando a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018; e 

Considerando a necessidade do avanço da Telemedicina e da Telessaúde no Brasil como um país de dimensões continentais. 

A ABTms vem a público se manifestar que: 

  1. Recomenda que a Telemedicina e a Telessaúde se tornem uma Política de Saúde de Estado, a despeito do cenário atual da pandemia pelo Coronavírus Covid-19;  
  1. Recomenda que os Conselhos e Sociedades Profissionais em Medicina e das demais profissões da Saúde estabeleçam regulamentações de boas práticas específicas para a Telemedicina e a Telessaúde; 
  1. Recomenda que entidades representantes das especialidades em Medicina e das demais profissões da Saúde estabeleçam diretrizes atendendo às demandas específicas para a prática da assistência remota em saúde; 
  1. Recomenda que as Sociedades vinculadas à Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas à Saúde estabeleçam recomendações específicas para o desenvolvimento e a operação de infraestruturas e plataformas aderentes aos princípios da bioética e suas consequências relacionadas, a nova lei LGPD, aos protocolos específicos de segurança e a mitigação de risco; 
  1. Recomenda as inserções de conteúdos ou disciplinas de Telemedicina e Telessaúde, e mais amplamente a literacia em Saúde Digital, nos cursos de graduação e de pós-graduação das áreas da saúde e de suas áreas afins nesse contexto; 
  1. Recomenda aos profissionais da saúde que busquem ativamente qualificação profissional pela formação, capacitação e aprimoramento contínuo para o exercício responsável da Telemedicina e da Telessaúde visando sempre o melhor cuidado às pessoas e à população; 
  1. Coloca-se à disposição como uma Associação que congrega de forma neutra e ampla pessoas físicas e jurídicas e possui as competências, com reconhecimento nacional e internacional, para a ampla discussão e implementação das boas práticas para a Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital. 

Luiz Ary Messina – Presidente ABTMS (2020-2021)

Jefferson Gomes Fernandes – Vice-Presidente

Alexandra Monteiro – Diretor Científico 

Paulo Lopes – Secretário Geral

Evelyn Eisenstein – Colaborador

Gustavo Fraga – Colaborador


Participe do webinar “A Tele fonoaudiologia durante e após a pandemia”

“A Telefonoaudiologia durante e após a pandemia” é o tema do próximo webinar a ser realizado pela ABTms, dia 29 de outubro, às 18h (quinta-feira).

Participam do encontro a Profa. Dra. Andrea Cintra Lopes (USP – presidente da Comissão de Saúde e Coordenadora do GT de Telefonoaudiologia do CFFa), a Profa. Dra. Ingrid Gielow (FGV – Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia), a Profa. Dra.Carmen Barreira Nielsen (HUCAM/ UFES – Coordenadora Telessaúde e RUTE) e Caroline Peixoto (UERJ – Fonoaudióloga e Preceptora de Residência), com moderação do Dr. Luiz Ary Messina (Presidente da ABTms).

O webinar pertence a um ciclo de eventos com a participação de renomados especialistas, que já teve como temas “O Futuro da Telemedicina e Telessaúde no Pós Pandemia”, a Tele-enfermagem, a Telefisioterapia, a Telessaúde em Urgência e Emergência, e painéis internacionais em parceria com a RUTE com especialistas da Rússia, China, México com foco na saúde indígena, e o painel latino-americano “RUTE-LA, Reglamentación y Formación en Telemedicina y Telesalud”, realizado no Global Summit 2020 Telemedicine & Digital Health.

Para participar do webinar gratuito acesse o link:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/abtms


Diretoria da ABTms e a Medicina

A ABTms está presente em inúmeros eventos tradicionais da área médica. Na última semana o Presidente da ABTms,  Luiz Ary Messina , e a Diretora Científica, Alexandra Monteiro,  participaram das apresentações de eventos de grande abrangência na Medicina.

O  Presidente da Associação,  Prof. Dr. Luiz Ary Messina  participou do 58º COBEM2020  (Congresso Brasileiro de Educação Médica), na mesa redonda intitulada “Telemedicina na educação médica: Evolução?”.  Congregando 4.536 inscritos, com cerca de 64,7% alunos, a edição do COBEM2020 teve como tema central a educação médica em tempos de incerteza, com qualidade, equidade e construção coletiva.

A Diretora Científica, Profa.  Dra. Alexandra Monteiro, coordenou e apresentou no 49º Congresso Brasileiro de Radiologia o painel ‘Inovação e Telemedicina’. O Colégio Brasileiro de Radiologia, por meio da Comissão de Inovação e Telerradiologia coordenada pela Profa.  Dra. Alexandra Monteiro, vem atuando atentamente nas ações para Telerradiologia. Já aprovaram no Conselho Federal de Medicina duas resoluções específicas: a primeira aprovada em 2009 e a segunda atualizada em 2014. No painel foi apresentada a trilha do ecossistema em Telerradiologia, envolvendo diferentes atores nesse processo.

Saiba mais sobre a atuação dos integrantes da diretoria da ABTms em nosso site oficial e sobre os eventos acima nos links:

https://www.congressocbr.com.br/


RUTE, ABTms e RNPI realizam webinar ‘Criança é prioridade’

Às vésperas do Dia das Crianças, não há melhor momento para o debate sobre as condições necessárias para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Todo ano, no mês de outubro, o SIG de Saúde de Crianças e Adolescentes, da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) realiza um encontro intitulado “Criança é prioridade”. A edição deste ano foi online e contou com a participação e apoio da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) e da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI).

O encontro foi moderado pela Dra. Evelyn Eisenstein, pediatra e coordenadora dos SIGs Saúde de Crianças e Adolescentes e COVID19 BR da RUTE, além de membro da ABTms, RNPI e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), e contou com palavras iniciais do coordenador nacional da RUTE e presidente da ABTms, Dr. Luiz Ary Messina e da representante da secretaria executiva da RNPI Miriam Pragita.

O evento reuniu 30 profissionais de diversas áreas e dos estados do Ceará, Bahia, Espirito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Continuar lendo

Participe do Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020

De 13 a 16 de outubro, a Associação Paulista de Medicina (APM) e o Transamerica Expo Center (TEC) apresentam o Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020, com apoio da ABTms.

Com quatro dias de duração, o Global Summit reúne especialistas internacionais e nacionais para debater as tendências que estão transformando o mundo da saúde. Ao todo são mais de 100 palestrantes, de 10 países (15 internacionais e 101 nacionais), em palestras com tradução simultânea.

A programação, focada em conteúdo, experiências e negócios, inclui temas em telemedicina e saúde digital de interesse para médicos, profissionais, instituições e entidades de saúde, indústria e governo, entre outros.

O evento será on-line, ao vivo, com a participação de referências da área no Brasil e exterior, e seu conteúdo ficará disponível na plataforma por 30 dias.

A ABTMS faz parte do Conselho Curador e é entidade apoiadora do Global Summit, portanto associados ABTMS têm um desconto especial na inscrição. As inscrições vão até dia 10 de outubro.

ASSOCIADO ABTMS: desconto de 50%

Valor para associado ABTMS: R$300,00

Confira a programação:

http://telemedicinesummit.com.br/

Deve se inscrever como Inscrição Individual, com este desconto apenas Associados quites com a Anuidade 2020, com validade até o dia 10 de outubro.


Campanha para associados: fortaleça essa ideia

Participe da campanha “ABTms: Fortaleça essa ideia” e permaneça conectado às ações da ABTms. O prazo para regularização de antigos associados e desconto para o pagamento das anuidades vai até dia 6 de outubro.

Confira as modalidades de desconto e veja em que categoria está incluído:

  • Associados que se registraram até dezembro de 2019 têm desconto de 20% na anuidade 2020 
  • Associados com anuidades anteriores atrasadas terão perdão de todas as anuidades vencidas até 2019.
  • Associados com anuidades anteriores todas pagas terão um desconto adicional de 10% na anuidade 2020

A ABTms tem como missão promover o intercâmbio de conhecimento e experiências entre as entidades públicas e privadas, comunidade técnico-científica e organismos internacionais atuantes no âmbito da Telemedicina e Telessaúde, fomentando a disseminação de boas práticas  e o fortalecimento do ensino e da pesquisa em prol de toda a sociedade brasileira. 

Para desenvolver essas atividades, a ABTms necessita de recursos que dependem do investimento anual de seus associados. Associados em dia com as anuidades também possuem diversos benefícios como conteúdo de eventos, comunicações exclusivas e obtém descontos em eventos parceiros.

Acompanhe a agenda das próximas parcerias:

  • Global Summit Telemedicine & Digital Health 2020 (13 a 16/outubro/2020)
  • 25th ISfTeH International Conference – Web-based (11 a 25/fevereiro/2021) 

Como associado em dia, você ou sua instituição contribui para o fortalecimento desta associação e assegura sua legitima representação perante as resoluções e os encaminhamentos de Telemedicina e Telessaúde no Brasil.

Se você ainda não faz parte dessa comunidade, entre em contato, associe-se e fortaleça a ABTms!


A primavera da telemedicina

O Fórum da Internet no Brasil, evento preparatório para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), contou com a participação da ABTms, por meio de seu secretário geral Paulo Lopes (Rute/RNP).

A sessão “Internet, pandemia e sustentabilidade” teve também as participações de Laura Tresca (Artigo 19), Carlos Afonso (Instituto NUPEF), conhecido na comunidade por CA, Andriei Gutierrez (IBM), Tatiana Schor (SECTI-AM) e Artur Coimbra (Ministério das Comunicações).

Além de buscar compreender o impacto da Internet no meio-ambiente e nas mudanças climáticas, a sessão discutiu o impacto social da pandemia, na perspectiva de mitigar efeitos negativos e alimentar a criação de soluções a partir de lições do período.

Continuar lendo