Eventos Realizados

Clique nas abas e veja nossos eventos realizados.

1º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.

Data e local: 2 a 4 de novembro de 2003 na cidade de São Paulo, SP

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), tendo como organizador o Prof. Chao Lung. Wen e como presidente o Prof. György Böhm. Teve como objetivo divulgar a importância da telemedicina como prática crescente no Brasil, na medida em que oferece soluções para ações de educação médica, prevenção em saúde e assistência a pacientes. O evento promoveu uma reflexão sobre as diferentes possibilidades profissionais, além de tratar do grande potencial da telemedicina de contribuir ao sistema de saúde brasileiro, por meio da estruturação de redes de comunicação que integrem todo o país.

Concomitantemente ao congresso, foram realizadas várias atividades: Jornada de Teleoftalmologia (Workshop de Oculoplástica), Jornada de Telenfermagem, Jornada de Telefisiatria, Jornada de Telenutrição, Workshop de Telemicrobiologia, Fórum da Associação Médica Brasileira, Jornada de Teledermatologia e Treinamento Microsoft sobre tecnologia DotNet. Ao final do congresso, foi feita a convocação de assembleia geral que, por consenso, indicou a diretoria provisória para a primeira gestão de 3 anos (2003 – 2006) do CBTms.

2º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde

Data e local: 23 a 26 de outubro de 2005 na cidade de São Paulo, SP

Organização/Promoção: CBTms em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), tendo como organizador o Prof. Chao Lung. Wen e como presidente o Prof. György Böhm.

O evento caracterizou-se pela participação internacional; pelo anúncio do grupo vencedor do Projeto de Telemedicina do Edital Programa Institutos do Milênio, do CNP/MCT; pelo incentivo à Telerradiologia, às Urgências e Traumas, às Teletecnologias e à Telecardiologia; pela realização do II Encontro da ATALACC (coordenação de Gisell Riccur), do II Encontro de Teleodontologia, do II Encontro de Telenfermagem e do Workshop de Introdução à prática da videoconferência, entre outras atividades. Na cerimônia de abertura do Congresso, foi feita a solenidade do Projeto de Telemedicina do Programa Institutos do Milênio, do CNPq.

3º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde Data e local: 8 a 10 de novembro de 2007 na cidade do Rio de Janeiro, RJ

Organização/Promoção: Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), tendo como presidente a Profª. Alexandra Monteiro. O evento teve como objetivos: debater sobre conceitos na área de telemedicina e telesaúde, apresentar os projetos implementados e em implementação a nível nacional, além de mostrar as ações das agências de fomento e da aplicação de recursos a favor da implementação e da sustentabilidade da telemedicina e telessaúde no cenário nacional. Foi realizado o 1 º Workshop em Telessaúde, promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, onde foi apresentado o Programa Nacional de Telessaúde e discutidos pontos cruciais como a ética, a legislação, a remuneração e a sustentabilidade da telessaúde.

4º Congresso de Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde

Data e local: 09 a 12 de dezembro de 2009 na cidade de Belo Horizonte, MG

Organização/Promoção: CBTms foi organizado pela Profª. Alaneir de Fátima dos Santos e equipe tendo o Prof. Claudio de Souza como presidente de honra do Congresso, contou com parceria do Hospital das Clínicas da UFMG, FHEMIG, Hospital Universitário Risoleta Neves, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Laboratório de Computação Científica da UFMG e outras Unidades da UFMG. Além do Congresso, foi realizado o II Workshop do Laboratório de Excelência e Inovação em Telessaúde – América Latina e Europa. O Congresso apresentou experiências e reflexões sobre os caminhos e desafios para o desenvolvimento da telessaúde no país e a troca de conhecimentos, com foco nas principais tendências de desenvolvimento da telessaúde no plano internacional com participantes da Alemanha, Argentina, Austrália, Grécia, Holanda, Portugal, Uruguai, Venezuela, Canadá, Chile, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Guatemala, Inglaterra, Itália, México, Panamá, Paraguai e Peru.

5º Congresso Brasileiro e Internacional de Telemedicina e Telessaúde

Data e local: 19 a 22 de novembro de 2011 na cidade de Manaus, AM

Tema: Inovação e Sustentabilidade – ações de telemedicina em países do BRIC(A)

Organização/Promoção: CBTms em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tendo como presidentes do congresso o Prof. Cleinaldo Costa e o Dr. Pedro Elias e, como Presidente de honra, o Prof. György M. Böhm. O congresso discutiu a importância do desenvolvimento, implantação e manutenção de novas tecnologias e modelos educacionais, além de incentivar as atividades de pesquisa desenvolvidas em Manaus.

6º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde

Data e local: 20 a 22 de novembro de 2013 na cidade de São Paulo, SP

Tema: Saúde do Futuro e Futuro da Saúde

Organização/Promoção: CBTms em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Como presidente do congresso, Prof. György Miklós Böhm, vice-presidente o Prof. Wu Tu Hsing, como presidente de honra o Prof. Luiz Carlos Lobo. O Congresso caracterizou-se por uma rica integração entre a academia e o governo (federal, estadual e municipal).

Programa do congresso: clique aqui.

7º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde

Data e local: 27 a 30 de outubro de 2015 na cidade do Rio de Janeiro, RJ

Tema: A Telessaúde para a Universalização da Saúde

Organização/Promoção: Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) em parceria com Sociedade Internacional para Telemedicina e Telessaúde (International Society for Telemedicine and eHealth – IsfTeH) e organizado pelo Laboratório de Telessaúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Site do congresso: Aqui.

Programa do congresso: Aqui.