Nota de Reconhecimento

A Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) entende que Telemedicina, em sentido amplo, pode ser definida como o uso das tecnologias de informação e comunicação na saúde, viabilizando a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde (ampliação da atenção e da cobertura), especialmente nos casos em que a distância é um fator crítico.

Nos países em desenvolvimento, a telemedicina tem o potencial de solucionar grandes desafios da saúde, notadamente: na ampliação do acesso aos serviços médicos especializados em locais que não contam com especialistas ou serviços especializados; na melhoria da qualidade da atenção à saúde; na redução do tempo gasto entre o diagnóstico e a terapia; na racionalização de custos e no apoio à vigilância epidemiológica, auxiliando na identificação e rastreamento de problemas de saúde pública.

A ABTms reconhece que a Resolução CFM nº 2.227/18 representa um grande avanço para a Saúde no Brasil. O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação para a ampliação e melhoria do acesso da população aos serviços médicos, trará grandes benefícios reais à população brasileira.

A ABTms se solidariza ao CFM na construção de um novo caminhar onde o grande beneficiário será a população brasileira, bem como ao CFP (Conselho Federal de Psicologia), que que já o fez, e espera que os conselhos das demais profissões da área da saúde também regulamentem o uso das TICs nas praticas diárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *