• Relatório final sobre Internet das Coisas na saúde é publicado

Inovação: gadget para leitura de DNA humano é desenvolvido

Foto: Oxford Nanopore

Uma empresa inglesa chamada Oxford Nanopore desenvolveu o MiniON , um aparelho capaz de sequenciar o genoma humano. O gadget, que possui o tamanho de um celular, consegue decodificar trechos longos do DNA e tem precisão de 99,5%.

O MiniON pesa menos de 100 g e se conecta a um PC ou laptop usando um cabo USB 3.0 de alta velocidade. Não é necessária nenhuma infra-estrutura de computação adicional. Leia mais


SBIS anuncia webconferência gratuita: “MRAM – O caminho para o hospital digital da HIMSS”

Em 2018, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realiza o 9º ciclo de seminários on-line. As palestras serão transmitidas gratuitamente ao vivo por webconferência e terão o limite de 100 participantes por palestra.

A primeira palestra do ciclo acontecerá no dia 05 de fevereiro, às 20h (horário de Brasília), sobre o tema EMRAM – O caminho para o hospital digital da HIMSS e será ministrada pelo Dr. Claudio Giulliano Alves da Costa, mestre em informática em saúde.

A SBIS disponibilizou o seguinte resumo sobre a palestra: Leia mais


Entrevista sobre telemedicina na CPLP é disponibilizada on-line

A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) exibiu no dia 01 de janeiro uma entrevista com o professor de saúde internacional do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Lisboa (IHMT) Luís Lapão, na qual ele falou sobre a telemedicina na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O programa encontra-se disponível na internet. Para acessá-lo Leia mais